ATENÇÃO

Este Blog é 100% de cunho Social. A atividade artesanal constitui importante fonte complementar de renda para população. Por esse motivo semanalmente pesquiso e repasso programas e matérias relacionados ao assunto. Quem ajuda um Brasileiro é o outro Brasileiro e a Maior Riqueza do Brasil é o Brasileiro! MÃOS A OBRA!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cartões artesanais em 3D para o Dia dos Namorados

Aprenda a fazem um Lindo Cartão artesanal em 3dimenções.

Ganhar cartões artesanais  tornam o momento ainda mais especial porque foi feito por você.

Materiais:
  • Papel cartão
  • Folha Colorset ou Vivaldi (duas cores)
  • Cola de bastão
  • Estilete
  • Régua


Medida do Cartão

A parte interna do cartão (no nosso caso rosa) mede 13,5 cm x 13,5 cm. A parte interna do cartão (no nosso caso preto) deve medir um centímetro a mais em cada lado 14,5 cm x 14,5 cm. Depois de recortados, guarde o papel preto e rosa e vamos trabalhar o molde, que deve ter o mesmo tamanho do papel rosa. Na criação do molde você pode riscá-lo, mas use lápis


Passo a Passo:




1 - Riscos iniciais. Veja o meio do papel que será no centímetro 6,75, mas não dobre! Se você dobrar antes, o cartão vai ficar torto no final. Só marque levemente. Veja o desenho e note que no meio ele não foi marcado nem riscado. 1 centímetro abaixo do meio do papel faça um risco pontilhado na horizontal. Faça mais um risco pontilhado, na horizontal, só que 4 centímetros acima do meio do papel.


2 – Ao marcar este ultimo risco, meça 1 centímetro para baixo e faça outro risco. Para finalizar as marcações faltam apenas dois riscos pontilhados na vertical. Os três riscos feitos anteriormente irão ajudar você a fazer os dois riscos na vertical, distanciando 1 centímetro das laterais, como na figura.


3 – Vamos ao desenho das letras. Escolha a fonte. (no nosso caso as letras foram criadas por um artesão), mas você pode recortar de revistas ou imprimir no computador a fonte que você desejar, e passar por cima. Mas lembre-se que a largura do cartão interno é de 13,5 cm.


 


4 – Note os riscos em cima das letras, cada letra possui dois riscos na vertical. São estes riscos que irão prender as letras ao cartão que dará um efeito de 3 dimensões. A parte preta é a parte que foi recortada, a figura mostra a parte que foi recortada com o auxilio de um estilete. É preciso muito cuidado para não cortar os lugares errados.

5 - Agora chegou o momento de passar o estilete. Quem fizer direto no papel Colorset, é melhor passar o estilete pelo lado avesso do papel. O artesão diz que, dessa forma, não parece que as letras foram recortadas. "O acabamento fica melhor". E não se esqueça! Os riscos feitos acima das letras não devem ser recortados, porque são eles que as seguram. As bases das letras também devem ficar presas.
  

6 - Repare na foto a parte do papel que foi recortada. Veja como fica o molde depois de todo recortado. É importante reparar nos detalhes em que forma feitos os recortes
7 - Depois de feito os recortes no papel colorset, você deve fazer os vincos com um caneta sem tinta ou a parte de não cortante do estilete, mas passe devagar para não cortar.


Os vincos serão feitos nos três lugares que fizemos o risco pontilhado, no início da matéria, referente a esta foto ao lado.
8 - Onde foram feitos os vincos, você vai dobrar. É isso que vai dar o efeito 3D.
9 - Agora, é só passar a cola em bastão, esperar secar e o seu cartão está pronto!









Assista ao vídeo e veja outras opções de cartões em 3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário